31 de maio de 2010

Ubuntu 10.04 - instalar o Windows 7

Passo 1: Começar por fazer o download do VMware Player (de preferência a versão de 64 bits para Linux) - fiz download da versão 3.1.

O ficheiro de que se faz download é uma bash script, tendo que se mudar o modo para executável (chmod u+x «nome do ficheiro») e executar (sudo ./«nome do ficheiro»). No final da instalação, o VMware Player fica acessível a partir de Applications > System Tools.

Passo2: Ligar um leitor DVD ao Asus 1201N - no meu caso estou a utilizar um Samsung SE-S084 - caso tenha o Windows 7 em DVD. Esquecer - não consegui instalar com o DVD (motivo: na instalação dá um erro a dizer que não tem os drivers do leitor de CD/DVD; deve ficar confuso porque o DVD está ligado na porta USB ...).
Tive que gerar um ISO do DVD e instalar a partir daí .

Passo 3: Executar o VMWare Player. Seleccionar "Create a New Virtual Machine", escolher o sistema operativo (Windows 7 Enterprise N, no meu caso), introduzir passwd, escolher o local onde instalar a virtual machine do Windows 7 (no meu caso em /media/WINDOWS 7/Windows 7). A memória que é configurada por defeito é 1024 MB, metade da memória do 1201 N, o que me parece correcto. No passo de configuração do CD/DVD, indicar para utilizar a imagem ISO.

No arranque da máquina virtual, aceitar o download do "VMware Tools".

Passo 4: No final da instalação, quando se entra pela primeira vez no Win 7, é lançado automaticamente (a não ser que eu tenha seleccionado sem me aperceber) a instalação do "VMware Tools". O "botão" do "VMware Tools" fica colocado na taskbar. E agora, é só configurar (para mim, o essencial é o Outlook) ...

Nota: O "VMware Player" tem a mania de desaparecer do Application > Systems Tools, pelo que resolvi adicioná-lo ao Desktop.

Sem comentários:

Enviar um comentário