31 de maio de 2009

WebTV e CorePlayer

Instalei esta aplicação para WebTV no TyTn II - fantástico, embora ainda não tenha conseguido ver muitos canais ;-).
Aproveitei e instalei o Coreplayer v. 1.20, já que tenho visto muitas referências para o mesmo: "CorePlayer is designed to be a next-generation multimedia platform that will extend upon what you thought were limits in playing back fluid multimedia, with its simple yet extremely powerful interface and features that is designed to empower the CoreCodec Community."

30 de maio de 2009

VoIP II

Objectivo 1

Já tinha referido o VoipCall numa mensagem mais abaixo neste blog. Esta é uma solução aparentemente muito interessante para o objectivo 1 (ver VoIP I), desde que funcione.

O VoipCall foi entretanto incorporado no VoipSMS, pelo que vou instalar o último Setup disponibilizado (no final da página 62). A parte do SMS está já a funcionar - necessário configurar com a conta VoipBuster + acesso WiFi (visto, o SMS ser enviado através de HTTPS. Agora há que testar as chamadas VoIP com a nossa central.
Ao testar o VoipSMS para chamadas VoIP, ficou evidente que não foram portadas todas as funcionalidades do VoipCall para o VoipSMS. Desse modo, há que instalar o VoipCall, para por exemplo se poder ir à lista de contactos.

Objectivo 2

Para o objectivo 2 testei o fring (ver meu outro post mais abaixo). Funciona bem, mas como o som sai pela "coluna" do telemóvel quem está do outro lado houve muito eco - não é uma solução.

Encontrei também o portsip softfone (ver xda e site). Funciona muito bem com o Voipbuster, e é o melhor softfone para telemovel que já vi. Contudo ainda tem algumas features que lhe faltam (a mais evidente é não se poder ir buscar os dados aos contactos do telemóvel), mas é de ir acompanhando, já que em tudo o resto me parece excelente.

Encontrei ainda o Adore Softphone que instalei conforme instruções. Instalou bem, mas quando começa a chamar o outro telefone, o TyTan II "gela" ...

VoIP I

Novo desafio - utilizar o telemóvel para telefonar sempre que quiser através da central VoIP da empresa. Este seria o melhor cenário, já que permitiria utilizar o VoipBuster da central VoIP da empresa para telefonar quase sem custos para qualquer número fixo nacional e internacional, assim como com custos muito baixos para números móveis internacionais.

Situação actual:
  • [empresa] a iniciar a mudança das centrais dos dois escritórios para centrais VoIP/SIP - neste caso para edgeBox;
  • [empresa] a central VoIP encaminha a chamada através do operador que tiver menor custo - por exemplo VoipBuster para chamadas locais;
  • [empresa] todos os colaboradores têm telemóveis da mesma rede, não tendo a chamada na nossa rede privada móvel qualquer custo (em Portugal);
  • [empresa] necessário trocar telefones fixos para telefones VoIP, tendo sido lançado por um colega meu o repto de utilizar os telemóveis para VoIP se tal fosse possível - como temos de mudar de telemóveis até Setembro é uma ideia interessante já que diminuiria os custos com novos telefones VoIP (eventualmente só seriam necessários para secretariado, salas de reuniões - para call-conference - e suporte).
Objectivo (do melhor para o menos mau):
  1. utilizar o telemóvel para telefonar sempre que quiser através da central VoIP da empresa (estando ou não na empresa, para já apenas em Portugal);
  2. utilizar o telemóvel para telefonar através da central VoIP da empresa sempre que se esteja na empresa.
Para a solução 1 necessitamos de um software (nos telemoveis) que redireccione (call-through) todas as chamadas que se fizerem do telemovel para um número da central VoIP (número da nossa rede privada móvel), sendo que seria necessário ligar à central algumas placas com SIMs da rede móvel.

Para a solução 2 o telemovel necessita de estabelecer uma ligação WiFi com a rede local da empresa e a partir daí utilizar um software que se ligue ao servidor VoIP da central, sendo todas as chamadas efectuadas por aí.

Vamos fazer alguns testes e ver se já se consegue chegar a alguma destas soluções ... - qualquer uma delas diminui os nossos custos de comunicações em alguns milhares de Euro/ano.

Kaiser com Windows Vista

Liguei o Kaiser ao meu novo computador com Windows Vista e fiquei maravilhado ;-): reconheceu-o imediatamente como um dispositivo tipo storage e passei a conseguir aceder ao Kaiser e ao cartão de memória no Kaiser como se fosse um storage externo !!! Já não é preciso abrir uma janela especial do Windows Explorer nem copiar os documentos para o disco antes de os poder ver - agora basta dois clicks como em qualquer outro dispositivo externo e toca a ver o documento - óptima feature.
Sincronizar musicas e outros ficheiros media também nunca foi tão fácil, através do Windows Media Player ;-) Eu que nem sou muito fã da Microsoft, tenho que reconhecer que fizeram um excelente trabalho na ligação com dispositivos móveis.

A pergunta que a seguir me veio à cabeça foi como é que eu sincronizava contactos ... No XP, era através do ActiveSync, mas descobri que no Vista tem que se utilizar o Windows Mobile Device Center - mais um nome pomposo da nossa empresa favorita de Redmond ... . Fico com a ideia que está mais fácil de utilizar (até coloca uma imagem do TyTn II ;-) ).