30 de maio de 2009

VoIP I

Novo desafio - utilizar o telemóvel para telefonar sempre que quiser através da central VoIP da empresa. Este seria o melhor cenário, já que permitiria utilizar o VoipBuster da central VoIP da empresa para telefonar quase sem custos para qualquer número fixo nacional e internacional, assim como com custos muito baixos para números móveis internacionais.

Situação actual:
  • [empresa] a iniciar a mudança das centrais dos dois escritórios para centrais VoIP/SIP - neste caso para edgeBox;
  • [empresa] a central VoIP encaminha a chamada através do operador que tiver menor custo - por exemplo VoipBuster para chamadas locais;
  • [empresa] todos os colaboradores têm telemóveis da mesma rede, não tendo a chamada na nossa rede privada móvel qualquer custo (em Portugal);
  • [empresa] necessário trocar telefones fixos para telefones VoIP, tendo sido lançado por um colega meu o repto de utilizar os telemóveis para VoIP se tal fosse possível - como temos de mudar de telemóveis até Setembro é uma ideia interessante já que diminuiria os custos com novos telefones VoIP (eventualmente só seriam necessários para secretariado, salas de reuniões - para call-conference - e suporte).
Objectivo (do melhor para o menos mau):
  1. utilizar o telemóvel para telefonar sempre que quiser através da central VoIP da empresa (estando ou não na empresa, para já apenas em Portugal);
  2. utilizar o telemóvel para telefonar através da central VoIP da empresa sempre que se esteja na empresa.
Para a solução 1 necessitamos de um software (nos telemoveis) que redireccione (call-through) todas as chamadas que se fizerem do telemovel para um número da central VoIP (número da nossa rede privada móvel), sendo que seria necessário ligar à central algumas placas com SIMs da rede móvel.

Para a solução 2 o telemovel necessita de estabelecer uma ligação WiFi com a rede local da empresa e a partir daí utilizar um software que se ligue ao servidor VoIP da central, sendo todas as chamadas efectuadas por aí.

Vamos fazer alguns testes e ver se já se consegue chegar a alguma destas soluções ... - qualquer uma delas diminui os nossos custos de comunicações em alguns milhares de Euro/ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário