29 de setembro de 2007

Mais uns dias de utilização do PDA

Mais uns dias de utilização e tenho-me apercebido do seguinte:
  • a utilização de memória começa nos 37% e passado algum tempo está nos 45 - 50% mesmo não tendo nenhum aplicação aberta (pelo menos que esteja indicada nos "Running Programs") - quando conseguir encontrar um programa que me permita ver o que está realmente a "correr" pode ser que consiga perceber este mistério;
  • o teclado físico é excelente e permite escrever a um ritmo muitíssimo aceitável;
  • o ActiveSync é uma aplicação realmente má - estava habituado ao software da Nokia que tem funcionalidades, opções e configurações que facilitam a sincronização dos dados entre PC e telemóvel. O ActiveSync fez-me perder as notas de uma reunião, já que sincronizou no sentido PC --> PDA, mesmo a alteração mais recente tendo sido efectuada no PDA ... Alterei a configuração do ActiveSync para sincronizar sempre no sentido PDA --> PC; vamos ver se agora não perco as notas da reunião que escrevo directamente no PC.
  • a bateria gasta-se muito depressa quando se utiliza WiFi.
Como tenho placa WiFi em casa e no emprego, o acesso à Net no PDA está facilitado nesses locais. Fora de casa, como o GPRS se paga muito caro, tenho duas alternativas:
  • utilizar hotspots gratuitos (muito difícil em Portugal, ao contrário de outros países (como por exemplo, a Estónia onde se encontram hotspots gratuitos em praticamente todos os restaurantes/bar/pubs/... e estações de serviço);
  • ligar a minha placa 3G no portátil e estabalecer uma rede wireless ad-hoc com o PDA; funciona de modo excelente num raio de 10 metros ou mais (não esquecer que na ligação da placa 3G tem que seleccionar "Permitir a outros utilizadores da rede ligar através da ligação Internet deste computador" e escolher a ligação a que pretende dar esse acesso (neste caso, "Ligação de rede sem fios").

Software instalado (algum dele, apenas com licença de testes):
  • SPB Brain Evolution - é um jogo para melhorar a sua capacidade mental e manter o seu cérebro em forma. Pareceu-me bom - comecei com o estatuto de "schoolboy" ...
  • Kevtrist - Tetris-like game.
  • P12imprt - Personal Certificate Import Utility. Ferramenta para importar certificados digitais e respectivas cadeias (em formato P12) para o PDA.
  • Remote Control - só depois de instalar me dei conta que o TyTN II não tem IRDA. Desinstalado.
  • Resco Explorer 2007 - constituido por Resco Registry (ainda não tinha nenhuma aplicação para alterar o registry, se necessário), Resco File Explorer (bastante melhor que o File Explorer que vem de origem, para além de mais algumas funcionalidades como cifra e compressão de ficheiros), Resco Update e Resco Today Plugin (não o coloquei a aparecer no Today screen do TyTN II, pois não me parece que faça falta).
  • SPB Mobile shell - aconselho a todos (imagem à direita). Embora não o colocasse a aparecer no Today screen do TyTN II, o acesso ao SPB Menu ficou no canto inferior direito do Today screen. O interface é óptimo para Pocket PC, com o ecrã dividido numa grelha 3x3 com botões grandes, permitindo seleccionar com os dedos. O "lock" disponibilizado pelo SPB Menu também está muito bem pensado, já que apresenta a informação mais importante num único ecrã.
  • TCPMP (The Core Pocket Media Player) - É um media player open source que suporta muitos formatos, entre os quais (alguns podem necessitar de plugin adicional - instalei o plugin para o AC3): AC3, HE-AAC, AMR, DivX, FLAC, H.263, H.264, JPEG, Monkey's Audio, MJPEG, MPEG-1, MP2, MP3, Musepack, MS-MPEG4-v3, PNG, Speex, TIFF, TTA, Vorbis, WAV, WavPack e XviD. Suporta também muitos "container formats", nos quais se incluem: 3GP, ASF, AVI, Matroska, MPEG, OGG, OGM e QuickTime.
Não instalei/testei ainda mais software por falta de tempo. O mais urgente é (encontrar e) instalar o dicionário português e conseguir aceder ao mail por IMAP4 (tenho também uma licença de testes do Outlook para 1 mês - talvez o vá testar um dia destes ...).

Sem comentários:

Enviar um comentário