I. Ao ver os filmes no XBMC apercebi-me que em algumas cenas mais rápidas aparecia uma zona, a meio do ecrã, com algum "ruído". Comecei por pensar que era por serem filmes de 1080p ou então por não estar a utilizar o melhor algoritmo de varrimento/syncing. Contudo, mesmo alterando o algoritmo, a mesma situação continuava a repetir-se, mesmo em filmes DVDRip que não têm esse problema quando visionados a partir do XBMC na antiguinha XBox.
Ao andar à procura do que poderia estar a ocorrer, parece-me que encontrei a solução - há que colocar o compiz sem efeitos visuais, conforme entrada #7 neste blog. Para tal, fazer System > Preferences > Appearance > Visual Effects e seleccionar "None".
Com esta configuração, o "ruído" foi totalmente eliminado.
II. Descobri nos logs do xbmc (~/.xbmc/temp/xbmc.log) que o xbmc dava o seguinte erro no arranque: ERROR: Unable to load libcrystalhd.so.3, reason: libcrystalhd.so.3: cannot open shared object file: No such file or directory
Para ultrapassar este erro há que instalar o Crystal HD Video Decoder (Crystal HD Solution is a product offered by Broadcom. It is used to enable flawless playback of 1080p high definition video across a wide range of systems.) Para tal, fazer System > Administration > Synaptic Package Manager e seleccionar/instalar o libcrystalhd3.
30 de dezembro de 2010
17 de outubro de 2010
Instalar Ubuntu, XBMC e Boxee no ASRock Ion 330HT - parte III
E finalmente a instalação do Boxee. Limitei-me a seguir o que escrevi anteriormente.
Descobri que a Boxee Box já está à venda, conforme imagem ao lado.
Descobri que a Boxee Box já está à venda, conforme imagem ao lado.
16 de outubro de 2010
Acesso remoto por ssh ao ASRock Ion 330 HT
O remote desktop (conforme configurado em post anterior) está a funcionar bem, embora um pouco mais lento do que estava à espera. Além disso, o remote desktop obriga a inserir a passwd de root directamente no ASRock, o que por sua vez obriga a ligar um ecrã e um teclado a essa máquina - para quem quer trabalhar remotamente sem ter necessidade de ecrã (o ecrã é o televisor) e teclado, esta não é a melhor configuração.
O objectivo é passar a aceder por shell remota (via ssh) ao ASRock e a lançar também janelas X a partir do ASRock para a máquina remota (i.e., o display da aplicação é efectuado na máquina remota - que terá de ter servidor X -, e não na máquina em que está a ser executado).
O primeiro passo é instalar o servidor ssh (openssh-server) no ASRock:
1. Ir a System > Administration > Synaptic Package Manager e seleccionar ssh, keychain, openssh-server para instalar.
2. Para validar se o servidor ssh está a funcionar, fazer "ps -aef | grep sshd"
Informação adicional pode ser obtida na Techotopia.
O segundo passo, após se ter a garantia que o servidor ssh está a funcionar, é testar que a shell remota ssh funciona. Pode-se primeiro testar na própria máquina com "ssh localhost" e posteriormente a partir da máquina remota com "ssh «IP máquina remota» -l «user remoto»" (no meu caso, ssh 192.168.1.74 -l htpc). No final deste passo temos shell remota :-).
Finalmente, o último passo vai permitir efectuar o display remoto. Para isso seguir os seguintes passos simples:
1. Na máquina local, garantir que no ficheiro /etc/ssh/ssh_config existe a seguinte linha: ForwardX11 yes (ou ForwardX11Trusted yes)
2. De seguir aceder remotamente com "ssh -X «user@IP remoto»" (no meu caso, ssh -X htpc@192.168.1.74), sendo que o -X indica que se vai efectuar tráfego X pelo túnel ssh criado (caso seja um ForwardX11Trusted, utilizar -Y em vez de -X - de notar que o ForwardX11Trusted é ligeiramente mais rápida, já que ultrapassa os controlos de segurança do X11).
3. Para verificar que está a funcionar, na shell remota efectuar "xclock &", por exemplo.
Informação adicional pode ser obtida na Techotopia.
O objectivo é passar a aceder por shell remota (via ssh) ao ASRock e a lançar também janelas X a partir do ASRock para a máquina remota (i.e., o display da aplicação é efectuado na máquina remota - que terá de ter servidor X -, e não na máquina em que está a ser executado).
O primeiro passo é instalar o servidor ssh (openssh-server) no ASRock:
1. Ir a System > Administration > Synaptic Package Manager e seleccionar ssh, keychain, openssh-server para instalar.
2. Para validar se o servidor ssh está a funcionar, fazer "ps -aef | grep sshd"
Informação adicional pode ser obtida na Techotopia.
O segundo passo, após se ter a garantia que o servidor ssh está a funcionar, é testar que a shell remota ssh funciona. Pode-se primeiro testar na própria máquina com "ssh localhost" e posteriormente a partir da máquina remota com "ssh «IP máquina remota» -l «user remoto»" (no meu caso, ssh 192.168.1.74 -l htpc). No final deste passo temos shell remota :-).
Finalmente, o último passo vai permitir efectuar o display remoto. Para isso seguir os seguintes passos simples:
1. Na máquina local, garantir que no ficheiro /etc/ssh/ssh_config existe a seguinte linha: ForwardX11 yes (ou ForwardX11Trusted yes)
2. De seguir aceder remotamente com "ssh -X «user@IP remoto»" (no meu caso, ssh -X htpc@192.168.1.74), sendo que o -X indica que se vai efectuar tráfego X pelo túnel ssh criado (caso seja um ForwardX11Trusted, utilizar -Y em vez de -X - de notar que o ForwardX11Trusted é ligeiramente mais rápida, já que ultrapassa os controlos de segurança do X11).
3. Para verificar que está a funcionar, na shell remota efectuar "xclock &", por exemplo.
Informação adicional pode ser obtida na Techotopia.
10 de outubro de 2010
Controlar o Ubuntu com o Wiimote no ASRock 330HT
Depois de no passo 2 de instalação do XBMC me ter apercebido que poderia controlar o XBMC com o Wiimote (Wii remote), fui indagar se seria possível utilizar o Wiimote no Ubuntu, como se se tratasse de um rato.
A resposta é positiva, com a excepção do ASRock não ter interface bluetooth (necessária para o Wiimote), mas que se resolve muito facilmente com um um bluetooth externo (por exemplo, um adaptador bluetooth USB da Anycom).
Para colocar o Wiimote a funcionar no Ubuntu, são necessários os seguintes passos (ver também aqui):
1. Ter um interface bluetooth activo.
2. Instalar (através de System > Administration > Synaptic Package Manager) o wminput, wmgui e lswm .
3. Para verificar se está a funcionar, arrancar o Wmgui (em Applications > Accessories) e seguir os passos indicados para a ligação.
4. Adicionar o driver uinput aos modules, de modo a que arranque automaticamente no boot:
# sudo echo "uinput" >>/etc/modules
5. Para arancar o wminput automaticamente quando se arranca o computador, fazer:
5.1 criar um ficheiro na directoria /etc/udev/rules.d e colocar KERNEL=="uinput", MODE="0666"
5.2 Executar "lswm" para ver qual o endereço bluetooth do Wiimote - o resultado será qualquer coisa deste género: 00:1E:A9:70:FF:37
5.3 Adicionar no final de /etc/rc.local (antes do exit) a seguinte linha "sudo /usr/bin/wminput 00:1E:A9:70:FF:37 -d 2> /tmp/logs_wminput &"
Neste caso estou a redireccionar o stderr para permitir validar o que se passa se existirem erros.
6. Reboot à máquina e ver se funciona
7. De notar que para o Wiimote se ligar é preciso carregar simultaneamente nas teclas 1 e 2 .
A resposta é positiva, com a excepção do ASRock não ter interface bluetooth (necessária para o Wiimote), mas que se resolve muito facilmente com um um bluetooth externo (por exemplo, um adaptador bluetooth USB da Anycom).
Para colocar o Wiimote a funcionar no Ubuntu, são necessários os seguintes passos (ver também aqui):
1. Ter um interface bluetooth activo.
2. Instalar (através de System > Administration > Synaptic Package Manager) o wminput, wmgui e lswm .
3. Para verificar se está a funcionar, arrancar o Wmgui (em Applications > Accessories) e seguir os passos indicados para a ligação.
4. Adicionar o driver uinput aos modules, de modo a que arranque automaticamente no boot:
# sudo echo "uinput" >>/etc/modules
5. Para arancar o wminput automaticamente quando se arranca o computador, fazer:
5.1 criar um ficheiro na directoria /etc/udev/rules.d e colocar KERNEL=="uinput", MODE="0666"
5.2 Executar "lswm" para ver qual o endereço bluetooth do Wiimote - o resultado será qualquer coisa deste género: 00:1E:A9:70:FF:37
5.3 Adicionar no final de /etc/rc.local (antes do exit) a seguinte linha "sudo /usr/bin/wminput 00:1E:A9:70:FF:37 -d 2> /tmp/logs_wminput &"
Neste caso estou a redireccionar o stderr para permitir validar o que se passa se existirem erros.
6. Reboot à máquina e ver se funciona
7. De notar que para o Wiimote se ligar é preciso carregar simultaneamente nas teclas 1 e 2 .
7 de outubro de 2010
Instalar Ubuntu, XBMC e Boxee no ASRock Ion 330HT - parte II
Depois da configuração efectuada na parte I, está na altura de instalar o XBMC.
XBMC - Passo 1:
A instalação do XBMC é similar à efectuada anteriormente.De notar que logo no inicio da instalação, em vez de "sudo add-apt-repository ppa:team-xbmc" deverá ser efectuado "sudo add-apt-repository ppa:team-xbmc-svn/ppa", visto o primeiro repositório não se encontrar disponível. Como passamos a utilizar um repositório SVN, não é também possível instalar o "XBMC SVN Repo Installer".
XBMC - Passo 2:
De seguida fui ao System > Administration > Synaptic Package Manager e resolvi instalar os seguintes pacotes: xbmc-eventclients-wiiremote (vamos lá a ver se o comando da Wii passa a funcionar :-)).
XBMC - Passo 3:
Ir ao System > Add-ons e esscolher os add-ons (XBMC.org Add-ons) que se quiserem :-).
XBMC - Passo 4:
Mais algumas configurações relevantes, já no XBMC:
+ Permitir o controlo via HTTP do XBMC em Settings > Network
+ configurar o Audio Output em Settings > System > Audio Output
+ experimentar várias skins em Settings > Appearance > Skin e escolher a que se preferir
XBMC - Ultimo passo:
Para testar a qualidade da imagem e som da TV HD ir a Videos > Youtube e fazer uma pesquisa por "1080p test" ... :-)
XBMC - Passo 1:
A instalação do XBMC é similar à efectuada anteriormente.De notar que logo no inicio da instalação, em vez de "sudo add-apt-repository ppa:team-xbmc" deverá ser efectuado "sudo add-apt-repository ppa:team-xbmc-svn/ppa", visto o primeiro repositório não se encontrar disponível. Como passamos a utilizar um repositório SVN, não é também possível instalar o "XBMC SVN Repo Installer".
XBMC - Passo 2:
De seguida fui ao System > Administration > Synaptic Package Manager e resolvi instalar os seguintes pacotes: xbmc-eventclients-wiiremote (vamos lá a ver se o comando da Wii passa a funcionar :-)).
XBMC - Passo 3:
Ir ao System > Add-ons e esscolher os add-ons (XBMC.org Add-ons) que se quiserem :-).
XBMC - Passo 4:
Mais algumas configurações relevantes, já no XBMC:
+ Permitir o controlo via HTTP do XBMC em Settings > Network
+ configurar o Audio Output em Settings > System > Audio Output
+ experimentar várias skins em Settings > Appearance > Skin e escolher a que se preferir
XBMC - Ultimo passo:
Para testar a qualidade da imagem e som da TV HD ir a Videos > Youtube e fazer uma pesquisa por "1080p test" ... :-)
Subscrever:
Mensagens (Atom)