6 de outubro de 2010

Instalar Ubuntu, XBMC e Boxee no ASRock Ion 330HT - parte I

As experiências com o XBMC e o Boxee correram bastante bem, como descrito anteriormente, e depois de andar à procura por vários fóruns do hardware ideal para correr estas aplicações e para ligar à HDTV, decidi-me pelo ASRock Ion 330HT.

O primeiro passo é instalar o Ubuntu - vou seguir as instruções do lifehacker, com as adaptações necessárias -.

1. Fazer download da versão de 64 bits do Ubuntu e gravar em CD ou USB (ver aqui como).
2. Ligar um rato e teclado USB ao ASRock - só necessário para a instalação (posteriormente pode-se aceder por ssh ou pelo comando remoto).
3. Arrancar, seleccionar que é para instalar o Ubuntu e deixar instalar - escolhi não configurar as partições manualmente.
Primeira fase da instalação terminada.

Fazendo reboot, vai ser necessário:
1. Instalar drivers NVIDIA - o próprio Ubuntu abre uma janela que os permite instalar automaticamente.
2. Instalar os updates - o próprio Ubuntu abre uma janela para a instalação automática.
3. Alterar a configuração do Audio, de modo a utilizar o HDMI como output. Para isso ir a System > Preferences > Sound, escolher Hardware e seleccionar o Profile "Digital Stereo (HDMI) Output + Analog Stereo Input".
4. Caso necessário alterar o display (por exemplo dimensão do ecrã), ir a System > Preferences >Monitors. Se o problema for na dimensão do ecrã, ver "Overscan Compensation" em DPF-0.
5. Para colocar o comando remoto em funcionamento ir à parte de download da ASRock e fazer o download do driver mais recente (em princípio, o primeiro da lista). De seguida, unzip e seguir os passos do PDF (apenas ter atenção em instalar o lirc-x64, em vez do que é indicado). Nota importante: Se não funcionar ou em caso de novo kernel não suportado (como me aconteceu), seguir exactamente as instruções indicadas aqui. Também existe esta thread a que vale a pena dar uma vista de olhos.
Segunda fase da instalação terminada.

E agora algumas configurações adicionais:
1. Activar o overclocking (atenção que pode provocar danos no CPU e motherboard).Para isso, quando arranca o computador carregar em F2 para entrar na BIOS, escolher "OC Tweaker" e seleccionar 2000 MHz (no Extreme Overclocking indicam que o sistema continua estável a 2000 MHz), e passar o "Onboard GPU Clock" para Manual colocando o "Onboard GPU Core Clock" a 600 e o Onboard GPU Shader Clock" a 1300. Porquê o Overclocking? Ao ler o lifehacker fiquei com a ideia que videos a 1080p neste computador, só com Overclocking.
2. Permitir o acesso remoto a esta máquina, o que será fundamental para a gerir no momento em que deixar de ter o teclado e o rato. Para tal ir a System > Preferences > Remote Desktop" e configurar conforme indicado em lifehacker. Poderá posteriormente configurar-se o ssh, mas para já passo essa parte.
Contudo, para o remote desktop funcionar tive que efectuar os seguintes passos:
a) Abrir um terminal e arrancar com a aplicação "gconf-editor"
b) Ir a desktop > gnome > remote_access e activar "disable_xdamage"

3. Verificar se o audio está a funcionar bem. Para isso abrir um terminal e executar "speaker-test -t wav". Se não sair qualquer som pela HDTV, abrir outro terminal e executar "alsamixer", garantindo que nenhum canal S/PDIF está MM (muted) - caso esteja, seleccionar o canal e premir a tecla "M" (para unmute). De seguida executar "sudo alsactl store" para guardar as alterações.
4. Ir à área de downloads da ASRock e obter a BIOS mais recente. Seguir instruções de actualização indicadas.
Terceira fase da instalação terminada.

Sem comentários:

Enviar um comentário