O remote desktop (conforme configurado em post anterior) está a funcionar bem, embora um pouco mais lento do que estava à espera. Além disso, o remote desktop obriga a inserir a passwd de root directamente no ASRock, o que por sua vez obriga a ligar um ecrã e um teclado a essa máquina - para quem quer trabalhar remotamente sem ter necessidade de ecrã (o ecrã é o televisor) e teclado, esta não é a melhor configuração.
O objectivo é passar a aceder por shell remota (via ssh) ao ASRock e a lançar também janelas X a partir do ASRock para a máquina remota (i.e., o display da aplicação é efectuado na máquina remota - que terá de ter servidor X -, e não na máquina em que está a ser executado).
O primeiro passo é instalar o servidor ssh (openssh-server) no ASRock:
1. Ir a System > Administration > Synaptic Package Manager e seleccionar ssh, keychain, openssh-server para instalar.
2. Para validar se o servidor ssh está a funcionar, fazer "ps -aef | grep sshd"
Informação adicional pode ser obtida na Techotopia.
O segundo passo, após se ter a garantia que o servidor ssh está a funcionar, é testar que a shell remota ssh funciona. Pode-se primeiro testar na própria máquina com "ssh localhost" e posteriormente a partir da máquina remota com "ssh «IP máquina remota» -l «user remoto»" (no meu caso, ssh 192.168.1.74 -l htpc). No final deste passo temos shell remota :-).
Finalmente, o último passo vai permitir efectuar o display remoto. Para isso seguir os seguintes passos simples:
1. Na máquina local, garantir que no ficheiro /etc/ssh/ssh_config existe a seguinte linha: ForwardX11 yes (ou ForwardX11Trusted yes)
2. De seguir aceder remotamente com "ssh -X «user@IP remoto»" (no meu caso, ssh -X htpc@192.168.1.74), sendo que o -X indica que se vai efectuar tráfego X pelo túnel ssh criado (caso seja um ForwardX11Trusted, utilizar -Y em vez de -X - de notar que o ForwardX11Trusted é ligeiramente mais rápida, já que ultrapassa os controlos de segurança do X11).
3. Para verificar que está a funcionar, na shell remota efectuar "xclock &", por exemplo.
Informação adicional pode ser obtida na Techotopia.
Sem comentários:
Enviar um comentário