24 de agosto de 2014

Uma nova vida para o Linksys WAP54G: segundo ponto de acesso da rede Wireless de casa

Por vezes, só um ponto de acesso (Wireless Access Point - WAP) para a rede wireless de casa deixa-nos com áreas com wireless muito mau - pior ainda se uma dessas áreas é o escritório. É essa a situação que descrevo neste post, mas com a vantagem de nessa área o wireless ser muito mau (pelo que um repeater não é uma solução), mas existir rede estruturada. O objectivo é então utilizar o antiguinho Linksys WAP54G ligado à rede estruturada, a fornecer um segundo ponto de acesso à rede wireless já existente (neste caso, da Zon/NOS).

A instalação do dd-wrt no Linksys WAP54G é exactamente igual à que foi referida no post anterior, com a excepção que neste caso o MAC Address utilizado é o 00:16:B6:52:72:91.

Configuração do Access Point / WAP 
O dd-wrt permite configurar vários tipos de access point (cf. página de Linking Routers) - no meu caso, o que tem mais interesse é o Wireless Access Point:
Extend Wi-Fi & LAN (Requires physical ethernet connection between routers) - Extend the Wireless access area using more routers, with WIRED connections between routers. All computers will be on the same network segment, and will be able to see one another in Windows Network.
Para configurar o Wireless Access Point, seguir os seguintes passos (cf. página de configuração):
  1. Tal como referi acima, na minha configuração, a "estação base" (ou router primário) é um router da Zon/NOS. A configuração descrita, utiliza como exemplo o router da Zon/NOS (só relevante para os endereços IP, já que no router Zon a rede wireless é a 192.168.1.x); 
  2. Ligar um computador ao WAP54G através da porta WAN/LAN (e desligado da rede Wireless, visto o IP do WAP54G ser o 192.168.1.1) - note-se que o WAP54G irá atribuir um endereço IP ao computador, por DHCP; 
  3. Através de um browser (o chrome funciona bem) aceder ao interface Web do WAP54G em 192.168.1.1;
  4. Na figura anterior, o Local IP Address indicado está de acordo com a rede da Zon/NOS. No caso de outra rede, é ver qual o IP mais indicado, de acordo com as instruções entre parêntesis. A Gateway e Local DNS devem ter o IP do router da Zon/NOS (192.168.1.1). Como Server de NTP utilizo o 0.pool.ntp.org. Não fiz o Assign de WAN Port to Switch. 
  5. Ir a Setup -> Advanced Routing e alterar Operating mode para Router. De seguida, Save.
  6. Ir a Wireless -> Basic Settings. Colocar na Wireless Network Name (SSID) o nome da rede Wireless que já tem no router primário e no Wireless Channel um canal que diste pelo menos 5 canais do Wireless do router primário - no meu caso, o router primário está no canal 13, pelo que coloco este no canal 8. De seguida, Save.
  7. Ir a Wireless -> Wireless Security e seleccionar o mesmo tipo de segurança e a mesma password que tem no router primário. No meu caso, o Security Mode é WPA2 Personal (corresponde ao WPA2 do router primário da Zon/NOS), o WPA Algorithm é AES e a WPA Shared Key tem mais de 8 caracteres (:-)). De seguida, Save.
  8. Ir a Services -> Services. Colocar DNSMasq a Disable e ttraff Daemon a Disable. De seguida, Save.
  9. Ir a Security -> Firewall. Deseleccionar tudo, excepto Filter Multicast, seguido de Save.
    Efectue o  Disable do SPI firewall e de seguida, Save.
  10. Ir a Administration -> Management. Modificar o Username e Password; Colocar o Info Site Password Protection a Enabled e o Routing a Disabled. Se quiser fazer administração remota do WAP54G (i.e., sem estar ligado à porta LAN do Linksys), faça Enable do Web Gui Management e/ou do Telnet Management. De seguida, Save.
  11. Fazer Apply Settings.
  12. Ligar o cabo Ethernet que liga ao router primário, ao WAP54G.
  13. Fazer o reboot do WAP54G. 
Se tudo correu bem, tem um segundo ponto de acesso à rede Wireless existente.

5 de março de 2014

Uma nova vida para o Linksys WAP54G: repeater na rede Wireless de casa

O Linksys WAP54G (versão 3) já está guardado há muitos anos e pode ser uma boa solução para repetidor de sinal Wireless em casa.

A primeira solução foi ligá-lo e fazer upgrade do firmware, já que a versão que tinha era de 2008. Encontrei a versão 3.08.06 de 2010 no site da techspot. A seguir fui ao manual ver como se configurava o Repeater e vi que o trabalho de upgrade do firmware não era necessário: o Linksys WAP54G só funciona como Repeater se a "estação base" for o router Linksys WRT54G ou outro WAP54G. Como a "estação base" é um router da Zon ou Meo, nada feito.

A alternativa seguinte era encontrar um firmware open source que pudesse carregar no WAP54G. Descobri o dd-wrt que parecia ter as características essenciais para transformar o WAP54G num repetidor:
DD-WRT is a Linux based alternative OpenSource firmware suitable for a great variety of WLAN routers and embedded systems. The main emphasis lies on providing the easiest possible handling while at the same time supporting a great number of functionalities within the framework of the respective hardware platform used.

Instalação do dd-wrt no Linksys WAP54G

Para a instalação, seguir os seguintes passos:
  1. Começar por guardar o MAC address do WAP54G - o dd-wrt arranca com um MAC address "genérico" e, se quiser utilizar o MAC address original, é preciso guardá-lo neste ponto. Por uma questão de simplificação, partimos so pressuposto que o MAC address é 00:16:B6:52:73:91.
  2. Ir aos Supported Devices (http://dd-wrt.com/wiki/index.php/Supported_Devices);
  3. Pesquisar por WAP54G. Aparecem várias referências - escolher a versão relevante do WAP54G (versão 3, no meu caso) e seguir o link para a página de instalação;
  4. Para carregar o firmware dd-wrt no WAP54G, seguir os seguintes passos (cf. página de instalação):
    • descarregar o firmware para o WAP54G v.3.X - é uma micro build -. No meu caso é a build 14929 (dd-wrt.com firmware v.24 sp2 (08/12/10));
    • fazer o upgrade ao firmware no WAP54G (do mesmo modo do que se fosse um firmware da Linksys);
    • esperar 5 minutos após aparecer mensagem no ecran a indicar que o upgrade teve sucesso;
    • pressionar continuamente o botão de reset no WAP54G durante 30 segundos, desligar da corrente durante 30 segundos, voltar a ligar à corrente e continuar a premir o botão de reset durante mais 30 segundos (i.e., no total, 90 segundos a premir o botão de reset);
  5. Aceder ao WAP54G (pela primeira vez com o novo firmware dd-wrt). Por omissão, o IP é 192.168.1.1, utilizador: root e passwd: admin;
  6. Ir ao tab Administration > Commands e inserir os seguintes comandos (note que o MAC address a inserir é o que se guardou no ponto 1):
    nvram set et0macaddr=00:16:B6:52:73:91
    nvram set WAPver=3
    nvram commit
  7. Seleccionar "Run Commands" e de seguida "Save Startup";
  8. Fazer reboot ao WAP54G, que já deve passar a arrancar com o MAC address correcto.

Configuração do Repeater

O dd-wrt permite configurar vários tipos de repeater (cf. página de Linking Routers) - no meu caso, o que tem mais interesse é o Repeater Bridge:
A wireless repeater with DHCP & NAT disabled, clients on same subnet as host AP (primary router). That is, all computers can see one another in Windows Network.
Para configurar o Repeater Bridge, seguir os seguintes passos (cf. página de configuração):
  1. Tal como referi acima, na minha configuração, a "estação base" (ou router primário) é um router da Zon ou Meo. A configuração descrita, utiliza como exemplo o router da Zon (só relevante para os endereços IP, já que no router Zon a rede wireless é a 192.168.1.x);
  2. Ligar um computador ao WAP54G através da porta WAN/LAN (e desligado da rede Wireless, visto o IP do WAP54G ser o 192.168.1.1) - note-se que o WAP54G irá atribuir um endereço IP ao computador, por DHCP (o firmware original da Linksys não tinha servidor DHCP, mas o dd-wrt tem :-));
  3. Através de um browser (o firefox funciona bem) aceder ao interface Web do WAP54G em 192.168.1.1;
  4. Na figura anterior, o Primary Router refere-se ao router da Zon. Note-se que é o SSID do Virtual Interface que faz a "repetição" do sinal. Comecei por colocar o mesmo nome do SSID do Primary Router, o que tornava a autenticação mais lenta em alguns computadores e tablets. Optei assim por definir um SSID diferente e esperar que os vários dispositivos escolham sempre a rede com mais sinal (já que a diferença da força do sinal é muito grande nas zonas da casa que ficam abrangidas pelo repetidor e mais longe do router da Zon);

  5. Funciona muito bem com Security Mode WPA2-Personal com AES (no router da ZON é o equivalente a WPA2 com AES);

  6. Neste caso como o router da Zon está em 192.168.1.1, esta configuração pode ser adoptada como está (a única alteração para o MEO é que o router tem o IP 192.168.1.254, pelo que na configuração do ponto anterior, substituir 192.168.1.1 por 192.168.1.254). De notar que o WAP54G passa a ter o endereço IP 192.168.1.2. Mais importante é ainda o facto de transformarmos a porta WAN do WAP54G numa porta LAN - significa que podemos ligar o cabo de rede de um PC (que não tenha placa wireless) à porta LAN/WAN do WAP54G e imediatamente lhe será assignado um IP e terá acesso à Internet através do WAP54G (dá muito jeito para PCs em locais longe do router da ZON e que não tenham rede estruturada por perto);
  7. De seguida, fazer Apply Settings, reboot do WAP54G e conectar ao interface Web do WAP54G, agora em 192.168.1.2;

  8. Fazer Save, seguida de Apply Settings;
  9. Fazer reboot e a configuração está terminada.
Pode utilizar configurando os seus dispositivos para se ligarem ao SSID do Virtual Interface indicado no ponto 4.

16 de janeiro de 2014

Samsung S2 - unlock de operador

Com o Samsung S2 rooted (ver post sobre este assunto), fazer o unlock de operador é o mais simple possível:
  1. Instalar o Galaxy_S Unlock (através da Play Store ou indo directamente a https://play.google.com/store/apps/details?id=com.helroz.galaxysunlock.
  2. Ir ao tab Unlock e seguir os passos que lá estão descritos. O video seguinte é elucidativo (embora em espanhol)
E agora é utilizar o SIM de qualquer operador :-).